segunda-feira, 2 de abril de 2012

Pão de queijo !!!!


Esta receita é sensacional, não é muito rápida, mas vale a pena, o trabalho é compensado quando a gente morde aquele pãozinho quentinho e característico que só um bom pão de queijo mineiro tem.
Eu não sou mineira, mas graças à Deus tenho amigos mineiros, que cá entre nós são maravilhosos, eles me deram essa receita, dá um certo trabalho, mas rende 42 pães de queijo médios e são muito mais saborosos do que aqueles que compramos congelado, fora que podemos inovar recheando, adicionando alho frito, ervas finas, etc., vai da criatividade de cada um.
Se você achou muito grande a receita, não se preocupe, faça as bolinhas e congele, assim você poderá degustar um pãozinho saboroso sempre que quiser, basta tirar do congelador e levar direto ao forno, igualzinho aos comprados. Não é o máximo??

O melhor mesmo é ver o filhote doido de pressa para comer um...

Ingredientes

1 Kg de polvilho (pode ser doce ou azedo) - o polvilho azedo permite um maior crescimento e um pão de queijo de sabor mais tradicional (eu prefiro);

500 gramas de queijo Minas (pode ser curado ou não) ou qualquer queijo da sua preferência, mas o tradicional é este;

500 ml de leite;

5 ovos;

2 colheres de sopa de manteiga;

1 colher de sobremesa de sal.

Modo de preparo

Peneire o polvilho numa bacia plástica, que caiba os ingredientes e permita a mexedura.

Misture o leite, a manteiga e o sal, aqueça-os até que a manteiga esteja totalmente derretida e o leite numa temperatura em torno de 90°C (pode-se abrir fervura).

Adicione o leite (com a manteiga e o sal) sobre o polvilho, mexendo lentamente (este procedimento é denominado de escaldo do polvilho), irá permitir que o pão cresça melhor;

Depois de escaldado, deixe que esta mistura resfrie um pouco ( em torno de 30 minutos)

Adicione os ovos, o queijo (previamente ralado) e sove muito bem.

Regule o ponto com um pouco de leite ou polvilho quando necessário.

O tempo para assar o pão de queijo fresco (que não esteja congelado) normalmente é 20 minutos, sob forno previamente aquecido, que não deve ser aberto até o ponto final.

O pão de queijo congelado, necessita de 40 a 50 minutos para assamento.

Naturalmente o pão de queijo congelado irá gastar mais tempo.









Dicas
Adição da Ricota com Ervas Finas: para recheio com a ricota, a mesma deverá ser macia e firme o suficiente, permitindo o manuseio de pequenas porções para introduzi-las na massa do pão de queijo.   Molde sob formato de bolinhas no tamanho que preferir, recheie com a ricota com ervas finas  e leve ao forno previamente aquecido (a massa fria não gruda nas mãos).

Caso queira inovar, adicione um pedacinho de Gorgonzola, ficará "bão” demais. Bacon moído, alho, cheiro verde também dará um delicioso pão de queijo. Faça um festival em casa!

Para completar, coe um cafezinho e saboreie seu pão de queijo com um requeijão bem gostoso.


domingo, 1 de abril de 2012

Disquetes de semente de girassol!!!


Esta semana fui a uma loja de doces, comprar guloseimas para o aniversário do meu filho, afinal, doces não podem faltar numa festinha... Bom, eis que encontro sementes de girassol envolvidas em confeito de chocolate, lembrando aquele docinho que eu adoro, “confete”, na hora nem acreditei, tive que ler a embalagem várias vezes para ter certeza daquilo.


A semente de girassol é excelente para a saúde do organismo, ajuda o bom funcionamento do intestino pelo alto teor de fibras, ajuda a saciar a fome pelo alto teor de proteínas, ajuda no combate ao envelhecimento da pele, unhas e cabelos, por ter ácido linoleico e vitamina E, além de todos esses benefícios, a semente de girassol favorece as funções do sistema nervoso, ajudando a acabar com estresse, desânimo e insônia. Segundo especialistas, 30 gramas da semente suprem as necessidades diárias.


Depois de tantos benefícios, vale a pena investir num docinho maravilhoso desse, a criançada vai adorar, porque é gostoso, é uma forma de comer coisas saudáveis sem parecer “natureba chato”, fácil de usar (hahahaha) e garante um o sucesso num piquenique, não só com as crianças, eu garanto. Quanto à facilidade de compra, acho que é um produto fácil de encontrar, se eu encontrei aqui em São Roque, é sinal que tem em qualquer loja de doces por aí. O valor não é alto, custou R$13,00 um pacote de 500 gramas.


Experimente, você não vai se arrepender.